Você sabe o que é Zona de Proteção de Aeródromo e como funciona?

Um espaço que não se restringe à beira da pista de pouco ou decolagem. Por exemplo, para aterrissar ou decolar, um piloto precisa efetuar complexos procedimentos de navegação aérea a quilômetros de distância do aeroporto. Assim, manobras de voo para pouso ou decolagem abrangem uma região bem mais ampla do que se imagina. Envolvem, além de todo o complexo portuário, grande porção do espaço aéreo vizinho, por onde circulam e residem milhares de pessoas.

superficies-virtuais-de-seguranca-do-plano-basico-de-zona-de-protecao-de-aerodromos-do-aeroporto-santos-dumontExemplo das “superfícies virtuais de segurança” do Plano Básico de Zona de Proteção de Aeródromo do Aeroporto Santos Dumont

Assim, para garantir a segurança das pessoas nos arredores dos aeroportos, bem como dos passageiros, a legislação aérea brasileira prevê um instrumento de grande importância: o Plano Básico de Zona de Proteção de Aeródromo. Esse plano (PBZPA) estabelece que esta área é de exclusividade para voos, restringindo a construção de edifícios em alturas que possam por em risco os seus ocupantes ou impactar a segurança de cada voo. E é por meio da observação desses planos que se tornam possíveis as visualizações em um mapa tridimensional sobre o aeroporto, sobre a área e quais os limites observados para o distanciamento, além de indicar as alturas das edificações da redondeza.

É imprescindível que os administradores dos aeroportos, prefeituras, órgãos de construção civil, dentre outras organizações, conheçam as Zonas de Proteção de Aeródromos referentes às suas localidades de atuação. Isso, para garantir a segurança e a viabilidade de seus projetos de construção civil – inclusive, para prevenção contras as punições previstas por lei – e, sobretudo, de toda a população que mora, trabalha e transita pelas vizinhanças dos aeroportos.

zonas-de-protecao-de-aerodromos

Zonas de Proteção de Aeródromos

No vídeo abaixo, você confere essas delimitações virtuais de segurança, que são criadas a partir da pista de pouso e decolagem.

No site desenvolvido pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo também é possível visualizar todos os planos básicos de zona de proteção de aeródromo registrados no país e verificar a legislação: http://servicos.decea.gov.br/aga/

Fonte: ASCOM/DECEA.

Deixe aqui sua opinião