A história do Correio Aéreo Nacional

O Correio Aéreo Nacional (CAN) teve a sua primeira missão no dia 12 de junho de 1931. Um malote com duas cartas deveria ser entregue à sede dos Correios e Telégrafos, em São Paulo, pelos Tenentes Nelson Freire Lavénère Wanderley e Casemiro Montenegro Filho. Para cumprir o objetivo, os militares decolaram do Campo dos Afonsos, Rio de Janeiro, a bordo de um biplano Curtiss Fledgling K-263 com destino ao Campo de Marte, na capital paulista. Como não conseguiram localizar o aeródromo, pousaram no Jockey Clube Paulista da Mooca e completaram a tarefa a pé.

a-historia-d-correio-aereo-nacional

 

Créditos Newton Fedozzi em www.panoramio.com

A partir daí, iniciava-se a verdadeira saga que, além do transporte de passageiros, levou sob suas asas a solidariedade e a ajuda humanitária aos mais distantes rincões do país. Inaugurava-se, assim, o Correio Aéreo Militar.

Idealizado pelo então Ministro da Guerra, General José Fernandes Leite de Castro, o Correio Aéreo Militar surgiu compenetrado do espírito de “fazer o que a Nação precisa”. Sob o comando do Major Eduardo Gomes, ele se expandiu pelo interior do país.

Com a criação do Correio Aéreo Naval em 1934, as linhas da Aviação Militar se multiplicaram pelo Centro-Sul. O recebimento de aeronaves mais modernas e a marcação de novos campos de pouso possibilitaram a descoberta dos caminhos para a mais remota das regiões: a Amazônia. Em 1941, com a criação do Ministério da Aeronáutica, houve a fusão dos Correios Aéreo Militar e Naval, e surgiu o Correio Aéreo Nacional (CAN). A história da expansão do Correio Aéreo Nacional é uma epopeia de heroísmo e idealismo que, certamente, tem a imensa contribuição prestada à integração e à ocupação das longínquas fronteiras do Brasil como uma das suas destacadas conquistas.

Quer saber ainda mais? Acesse a Revista Aerovisão – a revista oficial da Força Aérea Brasileira (ed. 230) e conheça essa fascinante história!

historia-d-correio-aereo-nacional

Fonte: adaptado. www.fab.mil.br

É apaixonado por aviação vintage? Confira nossa T-shirt estampada com bilhetes de avião dos anos 50, época em que viagens aéreas eram luxuosas e restritas!

p2-3

Deixe aqui sua opinião