O papel dos caças Hawker Hurricane na Batalha da Grã-Bretanha

A mais longa batalha aérea entre a Força Aérea Britânica (RAF) e a Luftwaffe alemã durante a Segunda Guerra Mundial completa 76 anos. Em 18 de agosto de 1940, dia que entrou para histórica como “The Hardest Day”, a aviação nazista enviou 927 missões contra o Reino Unido, que foram repelidas com 850 voos britânicos.

No mais intenso dia da Batalha da Grã-Bretanha (que perdurou de julho a outubro) foram destruídas 137 aeronaves – sendo 68 britânicas e 69 alemãs. A atuação da RAF na ocasião inspirou o então primeiro-ministro do Reino Unido, Winston Churchill, a pronunciar a famosa frase: “Nunca antes no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos”.

hawker-hurricane (2)

Vale comparar que, no decorrer de toda batalha para dominar o espaço aéreo de Grã-Bretanha, o Reino Unido perdeu 1.023 aeronaves e a Alemanha 1.887, ataques nos quais morreram 544 pilotos britânicos e 2,5 mil militares da Luftwaffe, segundo os dados da RAF

O Supermarine Spitfire é modelo mais lembrado neste histórico combate, porém, frequentemente é esquecido o importante papel do outro modelo de caça britânico: o Hawker Hurricane.

A maior responsabilidade da batalha coube aos 32 esquadrões de Hurricane disponíveis, que tinham a incumbência de atacar os bombardeiros alemães, deixando aos Spitfire, mais ágeis e mais velozes, a tarefa de enfrentar os caças nazistas.

hawker-hurricane (1)

Projetado em 1934, por Sidney Camm, foi o primeiro caça monoplano da RAF e também o primeiro que podia atingir velocidade superior a 480 km/h.

Os primeiros Hurricane foram entregues em dezembro de 1937 e, em setembro de 1939, já equipavam 18 esquadrões, alguns dos quais foram enviados à França. Mais da metade dos aviões alemães abatidos durante o primeiro ano da guerra, foi vítima dos Hurricane.

No total, foram produzidos 14.533 Hurricane, nas versões Mk.I (1937), Mk.lI (1943), que se distinguiram em todas as frentes, inclusive como aviões de ataque ao solo. Vários modelos de Hurricanes tiveram um par de canhões automáticos de 40 mm, mais que suficiente para penetrar a blindagem de qualquer tanque alemão da época.

Imagens: Reprodução

Via Noticias Uol

Deixe aqui sua opinião