Asas ao contrário: conheça o voo do Grumman X-29

O Grumman X-29 foi um avião experimental que voou pela primeira vez no final da Guerra Fria, em 1984. Esta peculiar aeronave combativa foi construída pelos EUA a partir da fuselagem de dois F-5 Tiger e utilizada somente em testes pela Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa (DARPA).

O espaço foi criado para o desenvolvimento de ideias aeronáuticas inovadoras, como reação americana à vitória tecnológica da então URSS com o lançamento do primeiro satélite artificial, o Sputnik 1. A principal aplicação do Grumman X-29 está naquilo que facilmente se diferencia dos demais: asas com enflechamento negativo, ou seja, suas asas foram dispostas de modo “contrário” ao que normalmente se vê.

Grumman X-29  (4)

Com a instabilidade proporcionada pela asa invertida, foi necessário o desenvolvimento de um sistema informatizado de fly-by-wire, além da aplicação de metais inovadores leves e resistentes, como liga leve e fibra de carbono nas asas. Suas dimensões totalizavam 15 metros de comprimento por 8,29 metros de envergadura, com 6.260 kg de peso.

Os efeitos causados pela asa invertida foram a grande habilidade do X-29 em manobras em alta velocidade, além da grande capacidade para se desviar de mísseis. Sua velocidade máxima era de 1.770 km/h, com autonomia de voo de 560 km. Assista em vídeo a um registro demonstrativo de seu desempenho:

No entanto, devido a instabilidade recorrente a pequenas velocidades e grande dificuldade de decolar, a aeronave não obteve tanto êxito nos testes e foram construídos apenas dois protótipos, antes do projeto ser descontinuado. Atualmente, um deles se encontra disponível para visitação no Museu Nacional da Força Aérea Americana, em Dayton, Ohio.

Grumman X-29  (1)

 

A fuselagem inusitada atrai diariamente muitos olhares curiosos acerca de seu funcionamento. Mas a visão de voo, a partir da cabine, é uma atração à parte. Mesmo a quem não pode ir até lá, é possível conferir fotos em 360 graus do seu cockpit: acesse agora através da ferramente online!

Grumman X-29  (2)Imagens: Reprodução

Via Wikipédia

Deixe aqui sua opinião