A história sobre o Dia da Vitória

No dia 8 de maio é comemorado o Dia da Vitória pela derrota da Alemanha nazista em favor dos aliados da Segunda Grande Guerra. A data foi um marco de grandes celebrações e comemorações, especialmente em Londres, onde milhares de pessoas festejaram o fim da guerra na Europa. Os seis anos mais longos de todos os tempos estavam se findando e o velho continente respirava, enfim, aliviado – apesar das dificuldades, como racionamento de comida e vestuário.

Em 8 de maio, a rendição geral alemã é assinada em Berlim, por marechal Wilhelm Keitel. Sem quaisquer condições por parte da Alemanha nazista, a rendição põe um fim no conflito responsável pela morte de milhões de pessoas.

dia-da-vitoria

Figura 1 – Veteranos da Segunda Guerra celebram o Dia da Vitória na Rússia

No entanto, este dia não garantiu que a presença militar alemã fosse erradicada de todo o território francês. As últimas bolsas de resistência, em Dunkerque, Lorient e Saint-Nazaire, só cedem dias após a rendição do Reich. Nos Estados Unidos, o Presidente Harry Truman, que celebrava 61 anos nesse mesmo dia, dedicou a vitória ao seu antecessor, Franklin D. Roosevelt. Os aliados haviam acordado que o dia 9 de maio de 1945 seria o da celebração, todavia os jornalistas ocidentais lançaram a notícia da rendição alemã mais cedo do que era previsto, precipitando as celebrações. A União Soviética manteve as celebrações para a data combinada, sendo por isso que o fim da Segunda Guerra Mundial, conhecida como a Grande Guerra Patriótica na Rússia e outras zonas da antiga URSS, é celebrado no dia 9 de maio.

O Dia da Vitória é uma homenagem também para as forças armadas de vários países, inclusive o Brasil, que comemoram seus feitos e reverenciam homens valorosos, que brindaram com a humanidade a liberdade hoje desfrutada. Esses homens lutaram contra a intolerância, a opressão, o totalitarismo escravista e a discriminação racial.

“De agora em diante, nos céus da Europa voará a grande bandeira de liberdade das nações e paz entre as nações” – Josef Stalin

 

Fonte: www.portalfeb.com.brhttp://www.france.fr/pt/instituicoes-e-valores

 

 

Deixe aqui sua opinião