Da aviação para a moda, jaquetas bomber estão em alta

As jaquetas conhecidas no Brasil como “bomber” ou “aviador” têm as suas origens nos casacos de voo (do inglês, “flying jackets”) desenvolvidos para o exército norte-americano e adotados como uniforme da Força Aérea Americana. O ano era em 1917 e, nesta época, as cabines dos aviões ainda eram abertas. Os pilotos, portanto, precisavam de um agasalho para se proteger do vento, mas que fosse prático o suficiente para aquecê-los sem prender os movimentos e atrapalhar a operação de voo na posição sentada.

jaqueta-aviador-bomber-jacket-tendencia-moda-masculina (1)As características das peças eram simples e prevalecem até hoje, com o corte pela cintura e abertura frontal com botões ou zíper, além do fechamento clássico em elástico na cintura e nos punhos, para não deixar o frio entrar. Alguns anos depois, com a evolução das aeronaves e das tecnologias em tecido, os casacos de voo foram sofrendo alterações e passaram a ser mais leves e mais adequados ao uso diário. Foi quando assumiram a denominação oficial de “bomber jackets”.

A partir daí, entrou em voga outra prática comum entre os pilotos: a customização. Como uma espécie de mensagem motivacional, aos moldes dos casacos de generais e escoteiros, os pilotos decoravam suas jaquetas com insígnias (patchs) em tecido. O hábito destacava conquistas informais, lemas pessoais ou itens de segurança – como o tipo de aeronave que dirigiam; o número de missões completadas com êxito e até mapas, caso sofressem algum acidente em território desconhecido.

Um bom exemplo da representatividade das bomber jackets para o universo dos pilotos militares é visto no filme “Top Gun – Ases Indomáveis”, de 1986. O modelo G-1, usado pelo ator Tom Cruise, imortalizou o casaco perante o cinema e rapidamente foi adotado pela juventude da época.

jaqueta-aviador-bomber-jacket-tendencia-moda-masculina (2)

Resgatado do armário da década de 1980 para a moda atual, a grande novidade é que agora está liberado de vez para servir ao mundo “civil” e à disposição na nossa coleção Hangar 33!

Do estilo mais clássico ao mais esportivo, este tipo de jaqueta se encaixa no guarda-roupa masculino para formar diversas composições. Geralmente, é usada de uma maneira bem básica e neutra, especialmente para o dia a dia ou para trabalhar. É uma peça prática e confortável, que combina com elementos despojados, como jeans e camiseta, ou até mesmo a outros mais sofisticados, como a camisa. Dica: em ambos os casos, o ideal é que a peça usada por baixo não ultrapasse muito a barra da jaqueta, para o visual ficar mais alinhado.

jaqueta-aviador-bomber-jacket-tendencia-moda-masculina (3)

A bomber também funciona muito bem como casaco de inverno. Para essa função, prefira os modelos mais volumosos e quentes e combine com uso de cachecol e gorro. Se você é do tipo que dá grande valor ao estilo pessoal através dos detalhes, pode se valer de uma camiseta estampada ou colorida. Nos dias mais frios, você também pode usar com um suéter, cardigan ou suéter por cima da camiseta pra adicionar mais uma camada de roupas.

Para completar, nos pés, dê preferência a combinações com botas ou com tênis de cano alto, que podem ser usados tanto por fora ou por dentro de uma calça com a barra dobrada, para compor um visual bem moderno. Outras ótimas opções seriam mocassins e os sapatos de camurça.

Agora que você já sabe tudo sobre as bomber jackets, escolha a sua jaqueta com até 30% de desconto na nossa loja virtual!

hangar-33-inverno-com-descontros

Imagens: Reprodução  Via FFW

Deixe aqui sua opinião