Flying Boats e Trike Eagle inspiram aviadores experimentais

Continuando nossa série especial sobre os trikes – os posts anteriores você pode rever aqui e aqui – hoje iremos destacar uma novidade no mundo dos aficionados por asa delta e por trikes. Um bote que voa, que é também conhecido como “bote-avião” ou “bote asa-delta”.

Isso mesmo, você não leu errado. A estrutura desses ultraleves versáteis é bem semelhante à dos trikes convencionais, exceto quanto às asas, que são mais reforçadas e adaptadas para serem instaladas em botes ou flutuadores, a motorização é a mesma e transporta até duas pessoas. Certamente, nada mal para este verão não é mesmo?

flying-boats-e-trike-eagle-inspiram-aviadores-experimentais-1Casimiro Klonoswki ao lado da sua invenção. Foto: Reprodução

O flying boat foi criado por Casimiro Klonoswki. Ele é considerado um dos pioneiros da asa-delta no Brasil. Mas, embora agradáveis aos olhos, e ainda melhores em voo, estas máquinas não podem ser construídas sem critério, sob pena da diversão se transformar em pesadelo e até mesmo em tragédia. Em 2001, o antigo DAC publicou o Regulamento Brasileiro de Homologação Aeronáutica 103A (RBHA 103), que regula até hoje a construção e operação desses veículos aéreos.

flying-boats-e-trike-eagle-inspiram-aviadores-experimentais-2

Essas aeronaves são consideradas projetos experimentais e sua utilização deve estar voltada apenas para o aerodesporto. Ainda mais atual, o Regulamento Brasileiro de Aviação Civil 21 (RBAC 21) autoriza o voo experimental da aeronave construída por uma pessoa, para fins de educação e desporto, desde que ela tenha arcado com a porção maior da mão de obra, podendo, no entanto, contar com a ajuda de terceiros em até 49%, o que garante maior segurança e confiabilidade. Você pode entender melhor estas regras de construção e certificação clicando AQUI!

Projetos inspiram aviadores a construir suas próprias máquinas

Mas, ainda falando em construção amadora, o Trike Eagle é uma das aeronaves experimentais mais construídas ao redor do mundo. O projeto é do Russo Tarakanov Vassili e é amplamente divulgado e bem documentado em todo o mundo. Sendo por isso mesmo vista com um carinho especial pelos aviadores experimentais mundo afora.

A internet disponibiliza uma cópia do projeto completo, embora, é muito importante lembrar que trata-se de um trabalho experimental, o que em outras palavras, significa que está pela conta e risco do construtor. O leitor poderá acessá-lo clicando link zipado abaixo.

flying-boats-e-trike-eagle-inspiram-aviadores-experimentais-3LINK PARA DOWNLOAD

O gosto pelo trike é um caso de amor à primeira vista para alguns, questão econômica para outros e uma evolução natural para quem começou essa paixão voando de asa-delta. Uma coisa porém, é que o fascínio do voo desperta boas sensações aos apaixonados pela aviação e isso não tem preço.

E aí, curtiu a nossa série de posts temáticos e tem uma sugestão de tema legal para nos indicar? Então não perca tempo e deixe suas ideias registradas nos comentários, a gente vai usar as sugestões como tema para próximos posts!

Bons ventos!

Fonte: Texto adaptado: Revista Frequência Livre, nº 59.
Imagens: Reprodução

Deixe aqui sua opinião