Grupo reúne fotos pelos 70 anos do Aeroporto Afonso Pena

Em janeiro deste ano, o aeroporto Afonso Pena, na região metropolitana de Curitiba, no Paraná, completou 70 anos em atividade. Aberto em 1944, em plena Segunda Guerra Mundial, foi primeiramente estabelecido como um aeródromo militar, por iniciativa do Exército dos Estados Unidos e do Ministério da Guerra do Brasil.

aeroporto-afonso-pena-historia (2)Primeiro terminal do aeroporto Afonso Pena em 1956 (Foto: Acervo Infraero)

aeroporto-afonso-pena-historia (1)Primeiro terminal do aeroporto Afonso Pena em 1956 (Foto: Acervo Infraero)

À época, o seu objetivo era estratégico: conforme cálculos de engenheiros americanos, caso o conflito se estendesse por mais tempo, o local poderia servir como base para que os aviões “Aliados” pudessem combater no Atlântico Sul a presença de submarinos e embarcações bélicas dos inimigos. Com o fim da Guerra, no entanto, já em 1946 o espaço começou a ser explorado comercialmente. E, de lá para cá, se tornou o principal aeroporto paranaense e uma das referências do Sul do Brasil.

Sua história, desde sempre muito rica, se confunde com a das cidades que se desenvolveram ao seu redor e mesmo com a do próprio Estado do Paraná. Por conta disso, um movimento muito bacana de pessoas que querem preservar este passado surgiu de modo espontâneo na rede social Facebook. Através do grupo “Resgatando a História do Aeroporto Afonso Pena”, fotos e vídeos de todas as épocas do aeroporto estão sendo compartilhados.

Entre as imagens, muitas inclusive raras e até então desconhecidas do grande público, estão registros pessoais e históricos, como foto das antigas fachadas e da pista, cujo traçado se mantém o mesmo desde a época em que era a Base Aérea Afonso Pena. Aviões, profissionais e curiosidades sobre cada época de atuação do espaço fazem parte do acervo crescente, que se tornando uma verdadeira homenagem a um legado tão importante e que não pode ser perdido.

aeroporto-afonso-pena-historia (3)DC-3 da Cruzeiro do Sul nos idos de 1950. Detalhe para a primeira torre do Afonso Pena (Foto: Acervo Sérgio Dombroski)

aeroporto-afonso-pena-historia (4)Reforma da pista 15/33 durante os anos 1950 (Foto: Ministério da Aeronáutica)

Qualquer pessoa que tenha interesse no assunto é bem-vinda ao grupo e pode contribuir com materiais, desde que disponha dos créditos e informações sobre os conteúdos divulgados. E mesmo quem não tem uma conta de Facebook, também pode colaborar: basta enviar as informações e créditos ao e-mail gustavor@gazetadopovo.com.br.

Curiosidades sobre o Aeroporto Afonso Pena

– O nome do aeroporto é também uma homenagem ao político mineiro Afonso Augusto Moreira Pena, ex-presidente da república. Porém, não é uma intenção direta: a região onde foi construído o aeroporto era conhecida como “Colônia Afonso Pena” e o nome deriva desta antiga denominação.

– O local do aeroporto foi determinado por engenheiros militares americanos. Os profissionais escolheram a região devido à formação de espessa névoa em algumas épocas do ano – o que ajudaria na camuflagem contra qualquer ataque que porventura chegasse a sofrer. Militarmente perfeito na época, hoje, comercialmente, é um problema!

– O terminal de passageiros foi reformulado em 1996 para atender ao crescimento da demanda. Atualmente, o espaço conta com uma área de 112 m², que lhe dá capacidade de atender 14,9 milhões de viajantes por ano – e o faz o oitavo maior aeroporto brasileiro e o maior do Sul do Brasil. É considerado também um dos 20 aeroportos mais modernos do mundo.

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– A cobertura em estrutura metálica do terminal, com 15.800 m² de área, é composta de telhas anti-ruído. O piso em granito confere a beleza ao edifício, assim como o revestimento de pastilhas nas paredes.

– A movimentação do Aeroporto Internacional Afonso Pena é atualmente de 4.720 pousos e decolagens mensais, 198 mil passageiros embarcados e desembarcados mensais e 4.200 t de carga/mês.

Saiba mais informações na página oficial.

Via Gazeta do Povo e Wikipedia

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