Hangar 33 entrevista Ozires Silva, o criador da Embraer

Em comemoração ao Mês da Aviação, tivemos o prazer de entrevistar Ozires Silva. O Coronel da Aeronáutica e engenheiro formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) se destacou por liderar, em 1969, o grupo que promoveu a criação da Embraer – uma das maiores empresas aeroespaciais do mundo. Nesta entrevista, Ozires fala sobre sua paixão por aviões, os anos de estudos e a capacidade transformadora da educação. Confira agora o que esse gênio da aviação brasileira tem a dizer!

Ozires Silva fala sobre sua paixão pela aviação

H33 – Como você explica o fato de tantas pessoas serem apaixonadas pela aviação?

Ozires Silva – O homem nas suas origens compreendeu que não tinha sido feito para voar, mas sempre desejou que não fosse assim. Creio que, caso tenha existido, Ícaro teria sido o primeiro a tentar. Na realidade, o homem passou a compreender que, se não poderia voar pelos seus próprios meios, precisaria adotar equipamentos que lhe permitissem fazer com que isso acontecesse. Dessa forma, através do trabalho de inúmeros pioneiros, hoje, podemos voar!

H33 – Dos prêmios recebidos até hoje, qual você considera o mais importante? Algum deles tem um valor afetivo especial?

Ozires Silva – Sem dúvida, o maior prêmio que recebi na vida foi a Bolsa de Graduação de Engenheiro Aeronáutico no ITA, que foi concedido para mim pela FAB, em 1958. Este curso me proporcionou muito crescimento e transformou minha vida.

H33 – A Embraer foi um sonho realizado que decolou longe, e que muita gente boa e competente tentou, mas não conseguiu realizar. Como se deu a criação desse projeto? Qual o segredo para alavancar essa realização?

Ozires Silva – Creio que o segredo veio da criação do ITA, pela FAB, em 1950, acreditando que somente fabricaríamos aviões no Brasil quando tivéssemos engenheiros e técnicos aqui nascidos. Dito de outra forma, acreditando na força transformadora da Educação. E mais, a equipe inicial compreendeu que não poderíamos competir com os maiores do mundo, a menos que imaginássemos um tipo de avião que não fosse objeto do interesse deles. Foi assim que a EMBRAER praticamente inventou a aviação do transporte aéreo regional, ainda não um grande sucesso, mas que certamente será no futuro.

Avião Badeirante - Ozires da Silva

O Avião Bandeirante foi construído em 1968. Logo após, em 1969, foi criada a EMBRAER. Os dois fatos são, juntos, um marco para a aviação do transporte aéreo regional brasileiro.

H33 – É fato que, para você, a aviação sempre foi uma paixão. O que esperar para o futuro desse segmento no Brasil?

Ozires Silva – O Brasil tem hoje uma Aviação menor do que o país precisa e isso ocorre, pois o Governo está longe dos empreendedores do segmento. Precisamos somar esforços para unificar e reduzir a atual distância entre Governantes e Governados, acreditando que, cada qual do seu lado, seja um vetor de esforços e de resultados. Conseguindo isso, poderemos pensar que todos os vetores necessários ao desenvolvimento da Aviação podem se somar. Afinal, somos um país continente, que precisa ter seus cidadãos contando com todos os meios necessários para se movimentar e conseguir sucesso. E avião é um instrumento diferenciado para isso!

H33 – O que dizer para quem sonha seguir os seus passos ou fazer parte dos grandes nomes na história da aviação?

Ozires Silva – Diria que, sonhar sempre e acreditar em si próprio, de que pode trabalhar duramente e com perseverança chegar ao sucesso. Albert Einstein, o grande físico alemão, dizia com muita propriedade que o único local aonde o Sucesso chega antes do Trabalho é no dicionário. Na vida, o mundo deve ser visto como uma escada – por vezes íngreme, e ninguém consegue subi-la a partir do último degrau. Comece do começo, mas pense grande e planeje o caminho para a vitória no futuro.
Durante todo o mês de outubro – em que comemoramos o Mês da Aviação – você vai poder conferir outras entrevistas incríveis com alguns ícones da aviação. Não deixe de acompanhar!

Se você também carrega no peito o orgulho pela aviação brasileira, confira as T-shirts da Hangar 33 que demonstram essa paixão: www.hangar33.com.br

Deixe aqui sua opinião