Os acontecimentos por trás do Dia D

Já mostramos aqui as galerias mais incríveis de imagens sobre o Dia D sobre a definição do Dia D – considerado o mais importante da Segunda Guerra Mundial, segundo historiadores. Entretanto, o que se esconde por trás desse dia?

os-acontecimentos-por-tras-do-dia-D

A Batalha da Normandia, com o codinome de Operação Overlord, foi uma operação aliada para iniciar a invasão bem sucedida da Europa Ocidental – ocupada pelos alemães durante a Segunda Guerra. Essa operação se iniciou em 06 de junho de 1944, com os desembarques na Normandia (Operação Netuno, também conhecida como Dia D). Um ataque aéreo de 1.200 aviões precedeu um desembarque anfíbio, envolvendo mais de 5.000 embarcações. Cerca de 160.000 homens cruzaram o canal da Mancha em 06 de junho e, com isso, mais de três milhões de aliados estavam na França até o final de agosto daquele ano.

Essa decisão, de uma invasão cruzando o canal – em 1944 -, foi tomada na Conferência Trident – em Washington, em maio de 1943. Naquele momento, a costa da Normandia tinha sido escolhida como o local da ocupação, com os americanos designados para desembarcar nas praias Utah e Omaha, os britânicos em Sword e Gold, e os canadenses em Juno.

Para satisfazer as condições esperadas, uma tecnologia especial foi desenvolvida – incluindo dois portos artificiais chamados de Mulberry, e uma série de tanques especializados apelidados de Hobart’s Funnies.

Nos meses que antecederam a invasão, os aliados realizaram uma operação militar falsa, a Operação Bodyguard, usando desinformação eletrônica e visual. Essa ação enganou os alemães sobre a data e a localização dos principais pontos de desembarques dos aliados.

acontecimentos-por-tras-do-dia-D

Navios de desembarque descarregando tanques e suprimentos nas Praias de Omaha, na Normandia.

Entretanto, os aliados não conseguiram alcançar seus objetivos para o primeiro dia, mas ganharam uma posição tênue que, gradualmente, foi expandida, capturando o porto de Cherbourg, em 26 de junho, e a cidade de Caen, em 21 de julho. Um contra ataque pelas forças alemãs fracassou no dia 08 de agosto, levando 50.000 soldados do 7º Exército Alemão a serem capturados na Batalha do Bolso da Falaise. Os aliados, então, iniciaram uma invasão ao sul da França (Operação Dragão), em 15 de agosto. Em seguida, ocorreu a Libertação de Paris, em 25 de agosto. As forças alemãs recuaram para o outro lado do Sena, em 30 de agosto de 1944, marcando o fim da Operação Overlord.

Veja, de forma resumida, algumas operações citadas que precederam e permitiram o sucesso da invasão no território europeu:

Operação Overlord:

É o nome de toda a invasão da Normandia.

Operação Bodyguard:

Uma operação falsa, que visava enganar os inimigos em relação à operação Overlord.

Operação Fortitude:

Duas movimentações militares relacionadas à Operação Bodyguard. Visava fazer os alemães pensarem que os ataques viriam pela Noruega ou por Pas de Calais – (França).

Operação Neptune:

A parte aquática da missão, que levava os soldados até a costa da Normandia.

Operação Bolero:

Concentração dos soldados norte-americanos na Grã-Bretanha.

Por fim, fica evidente que, apesar do Dia D ser conhecido como um fato isolado, diversos elementos contribuíram e fizeram parte da invasão da Normandia.

Fonte: adaptado, Tecmundo e Wikipédia.

 

 

Deixe aqui sua opinião