Campeonato Brasileiro de Paraquedismo – Modalidades

O Campeonato Brasileiro de Paraquedismo de Eventos Artísticos, nas modalidades “Freefly” e “Artistic Wingsuit”, acontece nos dias 11 e 12 de dezembro em Boituva, São Paulo. Simultaneamente ao Campeonato Brasileiro, será disputado o Campeonato Latino Americano de Freefly. Mas a gente quer saber: você conhece estas modalidades? Se não, a Hangar 33 dedicou este post para explicar tudinho e você não perder nada.

Freefly é a modalidade que mais cresce atualmente

Ao contrário das modalidades tradicionais de queda livre em que se forma figuras em um plano chapado, nessa modalidade, você voa seu corpo em três dimensões. No freefly o paraquedista voa seu corpo de diferentes maneiras, como o head down (cabeça para baixo), sitfly (sentado), standup (de pé), backtrak (de dorso), bellyfly (de barriga para baixo) e qualquer outro tipo imaginável de voo.

Simplesmente não há limites no Freefly, exceto os criados por você mesmo (bom, não podemos nos esquecer da gravidade, e claro, do chão!). O fato de voar em diferentes posições num mesmo salto envolvem cuidados especiais, principalmente em relação à proximidade dos paraquedistas, já que as velocidades de queda num salto desse tipo podem variar de 150 km/h a quase 400 km/h e colisões nessas velocidades podem até ser fatais!

conheca-as-modalidades-do-campeonato-brasileiro-de-paraquedismo

Aprendizado do Freefly requer progressão lógica

Deve-se primeiro entender como voar seu corpo em posições cujas velocidades de queda sejam mais lentas e só então mudar para as mais rápidas, como o head down, por exemplo. Ao aprender a controlar a velocidade, direção e proximidade nos saltos mais lentos, desenvolvem-se automaticamente as reações e a percepção de distâncias, que são pré-requisitos para poder saltar com grupos maiores. O vídeo a seguir, “The Routine”, é de encher os olhos e traduz em imagens o que as palavras ficam devendo.

Ah, se toda a rotina fosse assim…

Wingsuit requer roupa especial para praticantes

Definido como uma vertente do paraquedismo, o Wingsuit é a modalidade em que o praticante usa uma roupa especial: uma espécie de macacão com asas entre as pernas e braços. São basicamente duas as variações de Wingsuit, como explica o chefe do Comitê de Eventos Artísticos da Confederação Brasileira de Paraquedismo, Leonardo Orsini. A modalidade em que o salto é feito a partir de um avião é regulamentada como esporte e regida por uma confederação. Já a chamada “base”, com saltos a partir de montanhas ou helicópteros, não possui regulamentação. Na avaliação de Orsini, o fascínio despertado pelo Wingsuit está associado basicamente à sensação de liberdade que ele proporciona. “Você é o meio de transporte. Seu corpo é o mecanismo de voo; por pouco mais de dois minutos você se torna um pássaro”, diz Orsini.

conheca-modalidades-do-campeonato-brasileiro-de-paraquedismo

No Brasil, a regulamentação associada ao esporte está a cargo da Confederação Brasileira de Paraquedismo que possui um comitê especial para essa modalidade. A prática ainda é recente, e o primeiro Campeonato Brasileiro foi realizado em setembro de 2013, na modalidade Wingsuit Artístico, em que três atletas fizeram evoluções artísticas durante o voo. Veja um exemplo:

FLYERZ WingSuit Team from Kennio Domingues on Vimeo.

Os times variam em quantidade e são formados pelos paraquedistas que fazem as formações, além de um Camera Flyer que registra o salto. O objetivo do salto é fazer o maior número possível de formações, escolhidas aleatoriamente entre uma relação de figuras (pool), onde cada formação executada por completo vale, salvo regras específicas, um ponto.

recorde-formacao-wingsuit-campeonato-brasileiro-paraquedismo

Equipe brasileira conquistou vice-campeonato mundial

Neste ano, a equipe formada pelos atletas Diogo Amarante, Kennio Domingues e Leonardo Orsini – fez história com um “quase inacreditável” vice-campeonato. Eles conquistaram o 2º lugar no 7º Campeonato Mundial de Wingsuit Artístico, realizado no último dia 15, na Ilha de Texel, na Holanda.

A adrenalina, velocidade, liberdade e coragem são alguns elementos presentes em nosso DNA, e por isso estamos patrocinamos o Campeonato Brasileiro de Paraquedismo e Campeonato Latino Americano de Freefly. Se você ficou curioso, que tal ver tudo isso bem mais perto? Faça parte desta experiência, dias 11 a 12 de dezembro, em Boituva – SP!

Fonte: adaptado. Regulamento Campeonato Brasileiro 2015 e Queda Livre Paraquedismo

Deixe aqui sua opinião