Estilo Aviador – origem e peças ícones por Caio Braz

Eu sempre fui apaixonado por aviação desde criança – meu jogo preferido no computador era o Flight Simulator – e acabei levando uma vida tão corrida que nunca consegui parar e começar a estudar pilotagem: porque sim, promessa é dívida e eu algum dia ainda vou tirar o meu brevê. Enquanto isso, ando pelos ares, principalmente na ponte aérea, e curto muito a moda aviador.

A moda inspirada no universo da aviação tem a ver com militarismo, uma vez que surgiu linkada ao universo das guerras, uniformes etc. Os pilotos de aeronaves, especialmente aeronaves de guerra, precisavam de roupas que não atrapalhassem seus movimentos, e não incomodassem durante o voo.

As peças mais famosas são os óculos estilo aviador e a jaqueta bomber. O óculos tipo aviador, provavelmente é o modelo mais famoso que existe. Nasceu em 1936 nos Estados Unidos, inspirados nas máscaras dos pilotos de avião da 1ª Guerra Mundial. A ideia, claro, era proteger os olhos dos pilotos da luz do sol.

estilo-aviador-origem-peças-icones-por-caio-braz

As jaquetas bomber remetem às flying jackets do exército norte-americano de 1917. Na época, as cabines dos aviões ainda eram abertas (imagina o frio, galera, socorro!) e os pilotos precisavam de proteção contra as baixas temperaturas.

estilo-aviador-origem-e-peças-icones-caio-braz

Quem curte aviação e moda precisa assistir “Top Gun – Ases Indomáveis“, que a Hangar 33 listou junto com outros filmes sobre aviação neste post aqui. Lançado em 1986, com Tom Cruise, o filme fez com que a jaqueta bomber e o óculos tipo aviador voltassem à vida, dessa vez adotados não apenas por aviadores, mas por todo tipo de gente. Claro que é um dos meus filmes preferidos.

Na última coleção cápsula lançada por Igor Dadona em parceria com a Hangar 33, a jaqueta bomber foi uma das estrelas do desfile, que aconteceu durante a 38ª Casa de Criadores, e já virou peça desejo. Inspirada nas flying jackets, a peça de couro tem apliques montados a partir do desenho de pequenas bombas, em estilo cartunesco. Chamado de Bombshell Doris, o desenho é exclusivo da Hangar 33 – assim  como a Camu de aeronaves – e também vira símbolo da marca a partir desta temporada. A referência foram os aviadores militares que pintavam uma bomba em suas aeronaves para cada missão que completassem.

estilo-aviador-origem-peças-icones-caio-braz

Se você curte o estilo aviador e quer mostrar a paixão por esse universo, confira as novidades da Hangar 33 para este alto verão. Visite na loja virtual!

Até a próxima e bons ventos galera!

assinatura

Deixe aqui sua opinião