Dia da Aviação de Busca e Resgate

O Serviço de Busca e Resgate da Força Aérea Brasileira nasceu em 1947, quando um avião anfíbio CA-10 Catalina decolou em busca de uma aeronave do Correio Aéreo Nacional, desaparecida no Pará, na região norte do país. Não houve sobreviventes, mas foi a partir desse episódio que surgiu em Belém o Primeiro Centro de Coordenação de Busca e Salvamento do Brasil.

A primeira aeronave alocada exclusivamente para as missões foi um Catalina. “Nas bordas da asa, havia a pintura laranja e uma faixa retangular com a inscrição SAR-Belém”, afirma o Tenente-Coronel Aloysio Accioly de Senna, hoje com 88 anos, controlador de tráfego aéreo que estava a bordo da primeira missão de busca. Senna foi um defensor e trabalhou pela criação do serviço na FAB, instituído na década seguinte. “Ser o pioneiro é motivo de orgulho, afinal não existe nada mais nobre do que salvar vidas”, diz.

A maior operação realizada pela Força Aérea até a década de 60 deu origem ao Dia da Aviação de Busca e Resgate, comemorado no dia 26 de junho. Nessa missão histórica, ocorrida em 1967, trinta aeronaves voaram mais de 1.000 horas para localizar na selva amazônica um C-47 que transportava um pelotão de Infantaria da Aeronáutica. Foram resgatados cinco sobreviventes do “FAB 2068”. Vem dessa operação uma das frases mais importantes da Aviação de Busca e Resgate: “Eu sabia que vocês viriam”, dita por um dos sobreviventes do acidente com o avião FAB 2068.

figura1post2Acidente com o avião FAB 2068.

Na atualidade, a maior operação de busca e resgate da América Latina ocorreu em 2009, após o acidente com o voo AF-447, ocorrido no meio do Oceano Atlântico. No total, foram realizadas 1.500 horas de voo – o equivalente a 62 dias e meio de modo ininterrupto no ar –, num trabalho que envolveu mais 300 militares da Força Aérea.

Parabéns para estes bravos, arautos da esperança!

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Aviação de Busca e Resgate.

Fonte: Defesa Aérea & Naval

 

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