Os cemitérios de aviões nos Estados Unidos são implacáveis com qualquer aeronave que tem esses locais como destino final. Estripados, fatiados, amassados e transformados em blocos de alumínio retorcido para reciclagem, o fim dessas máquinas é muitas vezes triste. Mas houve um avião que escapou das garras destruidoras do cemitério no deserto de Roswell, no Novo México.
O Jetstar que pertenceu a Elvis Presley aguarda alguma solução para seu futuro em Roswell. Foto reprodução: Smithsonian Channel
O Lockheed Jetstar JT 12-5 que perteceu a Elvis Presley foi poupado das lâminas desde que chegou ao local na década de 1990, ainda voando, e por lá ficou, sempre no final da fila para ser reciclado. O Jetstar foi comprado por Elvis em 1975 e foi nomeado como “Hound Dog”, o mesmo nome de uma das músicas mais famosas do “rei”. O aparelho foi comprado novo e custou cerca de US$ 900 mil, uma bagatela para época.
O interior do Hound Dog mantém todos os detalhes escolhidos por Elvis
Não só isso, o músico ainda personalizou o jato ao seu estilo, com pintura externa vermelha e um interior com decoração extravagante, com direito a banheiro com acabamento de ouro, e assentos para até 10 passageiros.
Apesar do estado, o avião não está abandonado. O Hound Dog pertence, desde 2000, a um polonês que reside nos EUA. Os quatro motores foram retirados para serem usados em outros aviões, mas o restante permaneceu intacto. O modelo, aliás, nunca foi restaurado e mantém todas as características originais escolhidas por Elvis. Acessando o cemitério no deserto de Roswell, no Novo México, é possível ver a aeronave.
Cemitério abandonado – Novo México. Em: Google Maps
Uma notícia de 2002 publicada pelo Roswell Daily Record, em uma das raras informações sobre o avião na internet, afirma que pessoas próximas ao proprietário do modelo diziam que ele tinha planos de movê-lo para o Tennessee e reformá-lo. Nada disso aconteceu e desde então não se teve mais notícias sobre o futuro do Hound Dog, que permanece no mesmo lugar.
Os aviões de Elvis
O Jetstar esquecido em Roswell não foi o único avião do rei do rock. Em 1975, mesmo ano que comprou o Hound Dog, Elvis adquiriu uma coleção de aviões. O plano original era comprar um Boeing 707 usado, mas o dono da aeronave escolhida estava envolvido em supostos crimes. Com a compra do Boeing cancelada, o músico alugou um Fokker F-27. E pelo visto ele gostou de voar por meios próprios. No mês seguinte já retirou o F-27 de cena e comprou dois jatos executivos, um Gulfstream G1 e um Dessault Falcon. E não parou por aí.
Elvis queria um avião maior. A solução veio com a compra de um Convair 880 que pertencia a Delta Airlines. Esse avião foi customizado, com pintura especial e seu interior ganhou novos ambientes, como um quarto com cama de casal e uma sala com uma mesa ao centro. Esse avião foi o primeiro da frota de Elvis a ganhar nome, Lisa Marie. Em seguida veio o Hound Dog.
Outros membros da família Presley e pessoas próximas ao músico também pegavam carona nesse aviões, com ou sem Elvis a bordo. Com tantos “passageiros”, o rei do rock comprou mais um Lockheed Jetstar, o Hound Dog II. O Lisa Marie e o Hound Dog II foram os únicos aviões de Elvis que sobreviveram ao tempo preservados. A dupla está exposta em um museu em Graceland, nos EUA.
O outro Jetstar de Elvis, o “Hound Dog II” está exposto em Graceland
Fonte: Airway tudo sobre aviação