Por que comprar um bombadeiro TU-95 Bear?

Via News Avia e Wikipedia

Um exemplar do famoso avião soviético TU-95 Bear, que serviu à ex-URSS e à Força Aérea da Ucrânia, esteve recentemente à venda pelo site E-Bay, pela bagatela de US$3 milhões.

Na oferta, o vendedor anunciava a aeronave em boas condições de uso – com apenas 454 horas e 24 minutos das cinco mil horas disponíveis antes da TBO (revisão geral).  Capaz de lançar mísseis de cruzeiro Raduga Kh-55, o modelo havia sido construído em 1987.

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TU-95 Bear ebay3Imagens: Reprodução E-bay

Infelizmente, devido à política de vendas do site americano, o anúncio foi retirado do ar. Mas motivos é o que não faltariam para garantir que esta seria uma ótima aquisição!

Usado durante a Guerra Fria, o TU-95  foi talvez o bombardeiro mais bem sucedido já produzido pela indústria aeronáutica da antiga URSS. Ainda hoje, a aeronave impressiona por ser o mais rápido avião movido a hélice já posto em serviço. Isso, graças as suas características aerodinâmicas avançadas, numa combinação de asas enflechadas e poderosos propfans de contra-rotação.

Entre as décadas de 1960 e 1980, o TU-95 testou, quase diariamente, as defesas inimigas. Suas principais missões ocorriam nas costas do Atlântico Norte e do Pacífico, em áreas de intensa atividade submarina. A aeronave também era responsável por sobrevoar forças navais em águas internacionais, efetuando intercepções aos caças inimigos.

TU-95 BearImagem: Reprodução Wikipedia

De multifunção estratégica, o bombardeiro marcava a sua presença de forma explícita, tendo quatro motores turboélices com duas hélices contra-rotativas – uma girando sobre a outra e no mesmo sentido de empuxo, o que provocava um ruído muito grande.

Entretanto, o projeto do TU-95 possui muitas outras características marcantes. Desenvolvido na década de 1950, trouxe à tona a proposta de um avião com quatro propulsores, que forneceriam uma autonomia de mais de 13 mil quilômetros e velocidades de mais de 800 km/h (0.65 Mach) – tudo isso a uma altitude de até 10 mil metros.

Suas asas foram envergadas para trás, em ângulo de 35 graus, permitindo a colocação de uma grande quantidade da bombas atrás da caixa de torção da unidade central das asas, no centro de gravidade da aeronave.

Incorporar quatro motores turbo-propulsores, com uma pressão de aproximadamente 10.000-shp foi, no entanto, uma das principais dificuldades. Assim, duas versões foram desenvolvidas: uma com os oito motores TV-2F, e uma segunda versão com os quatro motores TV-12.  O primeiro protótipo “95/1”, equipado com os 8 motores 2TV-2F, foi construído e posto em operação em 1952.

Entre suas participações memoráveis, em 30 de outubro de 1961, um TU-95 modificado transportou a Tsar Bomba à ilha de Nova Zembla para a realização do teste nuclear mais potente da história.

Tsar BombaImagem: Reprodução Tu-95.net

Conheça a ficha técnica do TU-95 Bear:

Fabricante: Tupolev
Tripulação: 6 a 71
Dimensões:  Comprimento: 46,22 m | Envergadura: 50,102 m | Altura: 12,122 m
Área (asas): 310 m²
Peso Tara: 90.000 kg
Peso total: 171.000 kg
Peso bruto máximo: 188.000 kg
Motores: 4 × Kuznetsov NK-12M turboélice
Velocidade máxima: 920 km/h (Mach 0,75)
Alcance: 15.000 km
Teto máximo: 13.716 m
Relação de subida: 600 m/min
Armamento:  Metralhadoras 1 ou 2 canhões de 23 mm AM-23 em uma pequena torre na dorsal; Mísseis/Bombas até 15.000 kg (incluindo o Raduga Kh-20, Kh-22, Kh-26, e o Kh-55 (mísseis ar-terra). Inclui também bombas nucleares, como a Tsar Bomba.

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