SR-71 “Blackbird”, o mais rápido do mundo

Para a maioria dos entusiastas da aviação e profissionais da indústria aeroespacial, não há contra-argumentação: o mais rápido avião já construído, com decolagem e pouso executada por meios próprios, é o Lockheed SR-71Blackbird.

Embora não esteja mais em operação, até hoje, sua performance é lendária. Ele era capaz de voar a Mach 3,2 (um mach é igual a 1.222 Km/h), numa altitude de 85 mil pés, com alcance de 3.200 milhas náuticas (uma milha náutica equivale a quase dois quilômetros) sem reabastecimento!

Em 1976, o Blackbird bateu todos os recordes de velocidade e de altitude, sendo invicto até agora: FL 850 (ou seja, mais de 25 km – o limite da troposfera no Equador é entre 17 e 19 Km) e velocidade em linha reta: 2,193.167 mph – 3,529.6 km/h. É algo como realizar um voo entre Londres e Nova York em menos de duas horas.

black birdImagem: Reprodução Wikipedia

Embora seu design se assemelhe ao de uma espaçonave de filmes futuristas – munido de tecnologias ultra sofisticadas – vale destacar que sua origem remonta o início dos anos 1960. Toda a sua instrumentação era analógica e seu formato se enquadra na categoria de avião convencional, o que significa que ele decola e pousa como qualquer outro avião.

À época, surgiu para fins de reconhecimento militar, em missões para a Força Aérea americana, sendo executado a partir do seu antecessor Lockheed A-12, cujo primeiro voo ocorreu em abril de 1962. O engenheiro à frente de ambos projetos foi Clarence L. “Kelly” Johnson.

Os motores usados no A-12 foram os P&W JT-75, porque os JT-58 ainda não estavam totalmente operacionais. Em janeiro de 1963, com os motores P&W JT-58 chegando a velocidades superiores a Mach 3, foi possível tomar forma o viés do Blackbird. Seu primeiro voo ocorreu em dezembro de 1964.

cockpit blackbirdImagem: Reprodução US Air Force Museum

É sempre fascinante lembrar os méritos de uma era da história aeroespacial em que os desafios eram superados sem os recursos avançados hoje disponíveis. Um período em que engenheiros e projetistas construíam aeronaves que talvez atualmente seriam impraticáveis, dentro do tempo e custos a eles exigidos.

Descubra mais sobre o Loockheed SR-71 Blackbird neste vídeo tributo:

Deixe aqui sua opinião