Otto Lilienthal, pioneiro do voo à vela e inspiração para amantes da aviação

Você sabia que os primeiros projetos e protótipos de aviões são inspirados em planadores? Ou que a figura de Otto Lilienthal merece todos os méritos dos apaixonados pelo universo da aviação? Ele foi o pioneiro do voo à vela e realizou o primeiro voo planado controlado, em 29 de maio de 1895, atingindo uma distância de 23 metros.

Alguns anos depois, Lilienthal sofreu um acidente durante um de seus voos e veio a falecer, mas antes ele citou uma frase que ficou para a história e se confirma até os dias de hoje como uma grande verdade: “Sacrifícios precisam ser feitos”.

planadores-otto-lilienthal-blog-hangar-33 (3)Figura 1 – Corajoso: agradeça a Otto Lilienthal da próxima vez que você for voar.

Estima-se que, até o dia de seu falecimento, Otto Lilienthal tenha realizado mais de 2.500 voos ao todo e, com isso, foi responsável pelo aperfeiçoando das teorias do voo planado bem como suas máquinas.

Voo planado é tido como o mais nobre de todas as categorias

Ele é assim considerado por ser aquele onde o piloto é submetido a um nível muito alto de habilidade – o famoso pé e mão – e um determinado conhecimento específico sobre meteorologia e teorias de voo de cada aeronave que voa. É algo muito diferente se formos considerar toda a tecnologia que os pilotos atuais tem à sua disposição para navegar.

Existem hoje muitas categorias de voo à vela, inclusive premiações que honoram pilotos que alcançam voos em grandes distâncias ou permanecem determinados períodos no ar. Recentemente dois pilotos brasileiros bateram o recorde do voo mais longo dentro do território brasileiro, voaram 1002 km nas 10 horas em que ficaram no ar, um ato proporcionado por um evento meteorológico muito especial, o chamado Corredor Polonês que criou uma ‘’rota’’ entre o estado de São Paulo e Minas Gerais.

planadores-otto-lilienthal-blog-hangar-33 (4)Figura 2 –o planador tem condições de voar por várias horas apenas pelas correntes de ar.

Planadores também foram utilizados para fins militares

Um fato curioso sobre o voo à vela é que, apesar dos planadores não serem dotados de motorização, isso não os impediu de serem utilizados para fins militares. Durante a Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos fabricaram o Waco-cg4, que serviu a partir dos anos 40 como uma das aeronaves mais utilizadas durante a guerra. Mais de 13 mil unidades foram produzidas, e tinham a capacidade de levar 13 soldados ou mesmo até um automóvel, podendo inclusive atravessar o Atlântico.

planadores-otto-lilienthal-blog-hangar-33 (5)Figura 3 –Tropa aerotransportada de 12 homens se preparando para embarcar no Waco-cg4

Percebe-se então a grande versatilidade que essa aeronave tem. Hoje o mercado está lotado de diferentes modelos, e todos os dias as pessoas conhecem mais sobre esse tipo de voo. A própria ANAC autoriza o aproveitamento de horas em comando do voo de planador para computar nas horas totais requeridas na habilitação de Piloto Comercial. Sendo esta uma rota tomada por muitos pilotos.

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Fonte adaptado: Texto de Eduardo Mateus Nobrega em Canal Piloto

Imagens: Reprodução

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