Kee Bird era o nome da poderosa superfortaleza voadora B-29-95, daquela “família” de aeronaves que, em diferentes “gerações” e versões, aos milhares, ajudaram os Aliados a vencer o nazismo e o militarismo japonês na II Guerra Mundial.
Realizando uma missão secreta de espionagem durante a Guerra Fria — coordenada pelo Comando Aéreo Estratégico (SAC) –, o grande avião, pertencente ao 46º Esquadrão de Reconhecimento da Força Aérea dos Estados Unidos, precisou fazer uma aterrissagem forçada no desolado e geladíssimo noroeste da Groenlândia no dia 21 de fevereiro de 1947.
Figura 1 – A cauda se separou do corpo da aeronave possivelmente devido ao vento soprado por ferozes tempestades de inverno.
A Força Aérea conseguiu resgatar a tripulação depois de três dias de agonia na desolação da tundra do Ártico, mas precisou abandonar o avião no local — segundo parecia, para sempre. Várias tentativas de localizar e de recuperar o Kee Bird em 1947 e ao longo dos anos não deram certo.
Até que, em 1994, quase meio século mais tarde, uma expedição privada americana liderada por um especialista em restauração de aeronaves – Darryl Greenamyer – conseguiu localizar a velha superfortaleza, congelada, mas em razoavelmente bom estado. Trabalhando dia e noite, a equipe retirou o avião de seu túmulo de gelo, reparou-o, lubrificou as peças necessárias e — quase que por um milagre — conseguiu fazer seus poderosos motores funcionarem novamente.
A proeza da expedição resultou num documentário, B-29-Frozen In Time (B-29 Congelado no Tempo), que foi ao ar em 1996 pela emissora pública de TV americana, a PBS.
Figura 2 – Cartaz do documentário sobre o B-29 sepultado no gelo, que foi ao ar pela emissora pública de TV americana, a PBS (Foto: PBS)
Tudo parecia transcorrer bem, mas então algo imprevisível aconteceu. Vejam vocês mesmos no vídeo:
Com toda essa história aeronave congelada e tempestades de neve, vale lembrar que o inverno no Sul e Sudeste do Brasil – apesar de não ser tão intenso assim, registra temperaturas mais baixas. E, para esses dias mais frios, nada melhor do que buscar conforto nos casacos e moletons da Hangar 33, unindo estilo e paixão por este universo.
Já que estamos falando de gelo, que tal conhecer a importância de um sistema de proteção anti-gelo para aeronaves?
Fonte: Veja.abril